Perguntas Frequentes

01. COMO SABEMOS SE UM MELÃO OU UMA MELANCIA ESTÃO MADUROS?

É muito difícil saber se melões e melancias estão maduros depois de colhidos. A coloração da casca apenas indica se o melão pegou mais sol ou se chegou a manchar por causa de alguma poça de água da chuva; o fato de o dedo afundar ao se apertar a casca informa se ele está mais suculento ou mais crocante, mas não se está mais maduro. Os melões e as melancias da Itaueira já são colhidos maduros, por isso estarão sempre prontos para serem consumidos. Não precisa escolher. Pode levar para casa qualquer um deles e abrir em seguida.

02. SE DEIXAR O MELÃO OU A MELANCIA MAIS TEMPO NA FRUTEIRA, ELES FICARÃO MAIS MADUROS?

Como o melão e a melancia da Itaueira já são colhidos maduros, se você aguardar para consumi-los, apenas estará deixando-os mais velhos, pois não ficarão mais doces ou mais maduros. Observe a data de validade da fruta e consuma sempre antes do vencimento.

03. COMO SABEMOS SE UM MELÃO OU UMA MELANCIA ESTÃO DOCES?

Todo melão e melancia REI estão doces, pois já estão maduros. Não é necessário apertar ou aguardar para que ele amadureça para consumi-lo.

04. APÓS A VALIDADE, POSSO ABRIR O MELÃO E CONSUMI-LO?

Consuma os produtos da Itaueira dentro da validade indicada na etiqueta. A validade é para melões armazenados na temperatura ideal indicada. Melões sem refrigeração ficarão fora da validade mais cedo.

05. QUANTO TEMPO DURA O MELÃO NA GELADEIRA DEPOIS DE ABERTO?

No máximo quatro dias, desde que fique protegido por um filme plástico ou dentro de uma embalagem de vidro ou plástico, com tampa.

06. O QUE SIGNIFICA ITAUEIRA?

Itaueira é uma palavra de origem indígena. "Ita" significa pedra e "eira" significa mel. Itaueira é o nome do rio que cruza a primeira fazenda adquirida pela empresa, no município de Canto do Buriti, no Piauí.

07. TEM MELÃO O ANO TODO?

A Itaueira possui fazendas em diferentes regiões do Brasil, com diferentes períodos de safra, por isso consegue produzir melão o ano todo.

08. ONDE POSSO COMPRAR O MELÃO REI?

O melão REI está à venda nas melhores redes de supermercado do país, em lojas de frutas, quitandas, padarias, delicatessen, feiras de rua, mercados e mercearias de bairro. Se tiver alguma dificuldade, nos encaminhe um e-mail com seu endereço que localizaremos uma loja pertinho de você.

09. SE EU PLANTAR A SEMENTE DO MELÃO REI, DA PLANTA IRÃO NASCER MELÕES DOCES?

Infelizmente, não há como garantir isso. Na natureza, nunca se sabe se uma semente escolhida entre tantas dentro de uma fruta irá produzir uma fruta doce. É como um filho, nunca se sabe se irá puxar à família da mãe ou do pai, se será homem ou mulher etc.

10. A ITAUEIRA TRABALHA COM PRODUTOS ORGÂNICOS?

Nossa produção não é 100% orgânica. Buscamos a melhoria contínua de nossa sustentabilidade ambiental e nos orgulhamos de termos sido o primeiro produtor de melão da América do Sul a obter o certificado RAINFOREST Alliance, em todas as fazendas. Utilizamos as tecnologias mais modernas, manejo integrado de pragas e doenças, armadilhas e vários produtos biológicos (orgânicos), sempre inovando para reduzir a necessidade de defensivos sintéticos. A Itaueira garante o que produz. Todos os nossos produtos são 100% seguros, saborosos, da melhor qualidade. Pode confiar.

11. QUANTO TEMPO DEMORA ENTRE O PLANTIO E A COLHEITA DO MELÃO?

Em média, de 65 a 75 dias.

12. AS FRUTAS DA ITAUEIRA SÃO GENETICAMENTE MODIFICADAS?

Não, de forma alguma.

13. HÁ AGROQUÍMICOS NO MELÃO DA ITAUEIRA?

São aplicados alguns poucos agroquímicos no melão, mas bem antes da colheita, para evitar que haja resíduos nos frutos no momento da colheita. A fazenda realiza exames de resíduos permanentemente para assegurar aos consumidores que o uso de agroquímicos é mantido sob rigoroso controle de qualidade.

14. POR QUE UM MELÃO É AMARELO E O OUTRO É RAJADO COMO UMA MELANCIA, MAS DENTRO AMBOS TÊM POLPA BRANCA?

Porque são duas variedades distintas: um é o melão Amarelo e o outro é o Pele de Sapo.

15. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MELÃO AMARELO REI E O MELÃO PELE DE SAPO REI?

São duas variedades diferentes. O Amarelo, como o próprio nome diz, tem casca amarela. A polpa é doce e normalmente mais macia. Seu tamanho também normalmente é menor. O Pele de Sapo tem casca verde, rajada e rugosa, polpa doce e um pouco mais crocante e seu tamanho é normalmente bem maior que o do melão Amarelo.

16. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MELÃO REI, O MELÃO CEPI E O MELÃO GAIA?

Os três possuem sabor e doçura superiores ao dos demais melões à venda aqui no Brasil, e somente são colhidos no ponto ideal, quando estão completamente maduros.

No entanto, a marca REI é mais consistente na qualidade e sabor. Sempre tem aquele "Gostinho de quero mais". Por isso recebe uma embalagem diferenciada, com o selo de qualidade REI, e um preço um pouco mais alto nas lojas, o que nos permite oferecer aos clientes da marca uma "garantia de sabor" com reposição de qualquer fruta que apresente qualquer tipo de problema.

O melão CEPI, apesar de também ser produzido por nós da Itaueira, e ser mais doce que a maioria à venda, é nossa 2a marca e não tem garantia de sabor. Já o Gaia é nossa 3ª marca e também não possui garantia.

17. A FRUTA QUE A ITAUEIRA VENDE NO BRASIL TEM A MESMA QUALIDADE DA FRUTA QUE ELA EXPORTA?

Na verdade, a fruta vendida no Brasil tem qualidade superior ao melão exportado, pois, como o tempo de transporte da fruta da fazenda até o ponto de venda é mais rápido que nas viagens de navio, o melão pode ser colhido mais maduro e, por isso mesmo, mais doce que o melão que será colhido para exportação, que precisará ter uma resistência maior.

18. QUAIS SÃO AS FEIRAS DE NEGÓCIOS EM QUE A ITAUEIRA EXPÕE SEUS PRODUTOS?

Em Frutal, em Fortaleza; APAS, em São Paulo; Fruitlogistica, na Alemanha; e PMA Fresh Summit, nos Estados Unidos.

19. TODOS OS PRODUTOS VENDIDOS PELA ITAUEIRA SÃO DE PRODUÇÃO PRÓPRIA?

Todos os produtos da Itaueira são de produção própria. Acompanhamos os nossos produtos com rastreabilidade desde a produção até a comercialização, portanto não existe possibilidade de nossos produtos serem oriundos de outra propriedade ou produção de terceiros.

20. NAS FAZENDAS DA ITAUEIRA, VOCÊS UTILIZAM ALGUM FERTILIZANTE/CALDA/PESTICIDA ETC, QUE SEJA A BASE DE TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA OU MALTE (QUE TENHA GLÚTEN E CAUSE ALERGIA)?

Não usamos produtos a base de trigo, aveia, centeio, cevada ou mate, ou que contenham glúten. Ademais, o nosso produto final é natural, quer melão, melancia, uva, pimentão, mel, são produtos agrícolas naturais produzidos com o mais alto padrão de sanidade, higiene, qualidade e segurança, podendo ser consumidos sem problemas. Inclusive para quem é alérgico ao glúten.

21. NAS FAZENDAS DA ITAUEIRA, EXISTE PLANTAÇÃO CONCOMITANTE OU RODÍZIO DE PLANTAÇÃO COM TRIGO/AVEIA/ CENTEIO/CEVADA/MALTE?

Não temos plantio de trigo/aveia/ centeio/cevada/malte nos nossos campos de produção e estas culturas não são produzidas na Itaueira.

Conheça também

Nossa missão é produzir alimentos saborosos e confiáveis que levem prazer e saúde aos nossos clientes.

Conheça os principais destaques da nossa produção e a linha completa de Produtos Rei da Itaueira.

Aprenda a preparar pratos deliciosos com nossos produtos!