Nossa História

Fundada em 17 de outubro de 1983, a Itaueira Agropecuária S.A. iniciou suas atividades com a aquisição de uma fazenda no município de Canto do Buriti, nas chapadas do centro-sul do Piauí, que possuem baixa densidade populacional e poucas atividades agrícolas lucrativas.

O renomado engenheiro agrônomo Dr. Ermanno Bonaspetti foi contratado para realizar pesquisas e experimentos no local, buscando viabilizar a exploração econômica do empreendimento. O resultado foi a implantação do primeiro pomar de caju anão precoce da Itaueira, focado na venda do caju de mesa, com a marca GAIA.

A Itaueira ficou conhecida como produtora de mudas de cajueiro anão precoce e fornecedora de sementes de qualidade, atividade que foi abandonada em 1999, para iniciar a ampliação de sua participação no mercado de frutas tropicais, quando firmou parceria com o Sr. Silvio Ramalho Dantas, o Engenheiro Agrônomo João José Brasil da Silva e o Sr. José Roberto Prado para desenvolver um novo modelo agrícola para o plantio e a pós-colheita do melão. A experiência teve início em 8 hectares irrigados de melão Amarelo no município de Itaiçaba, no estado do Ceará, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte.

O objetivo era garantir ao consumidor um produto doce, com sabor e consistência agradáveis, qualquer que fosse o fruto escolhido por ele no ponto de venda. Com o apoio de seus distribuidores no Brasil e no exterior e de seus fornecedores, a Itaueira envolveu várias instituições de pesquisa nesse objetivo.

Em 2001, após dois anos de preparação, plantando pequenas áreas e desenvolvendo novos processos de plantio, colheita e pós-colheita, a Itaueira já oferecia ao mercado um produto diferenciado, embalado em redinha, manuseado com o máximo de cuidado, garantindo a satisfação de seus consumidores. Naquele ano, a empresa iniciou suas exportações de melão para a Europa.

Foram criadas as marcas de melão REI, DUNORT e CEPI e começou a expansão da Itaueira, com abertura de três filiais que produziam melão em Aracati, no Ceará; em Canto do Buriti, no Piauí; e em Ribeira do Amparo, na Bahia; uma fábrica para processamento de castanha-de-caju em Barreira, no Ceará; e uma fábrica de suco de caju e melão em Canto do Buriti, no Piauí, depois transferida para Palhano, no Ceará.

Em 2010, a Itaueira concretizou a primeira exportação de suco de caju integral congelado para o exterior, realizou os primeiros testes com exportação de figo via aérea para a Holanda e decidiu encerrar suas atividades com a venda direta de caju GAIA e como exportadora de castanha-de-caju.

Atualmente a Itaueira centraliza toda a sua atenção na produção e comercialização de melão, melancia, pimentão, uva, camarão e mel.

onde tudo começou

Você sabia que a Itaueira iniciou suas atividades com o plantio de Caju?

Na foto, da esquerda para direita: Caito Prado, Tom Prado, Ermanno Bonaspetti e José Luís Prado.

Conheça também

Nossa missão é produzir alimentos saborosos e confiáveis que levem prazer e saúde aos nossos clientes.

Possuímos várias fazendas localizadas no Nordeste e área comercial centralizada em São Paulo.

Contamos com mais de 1.500 colaboradores, todos profissionais altamente qualificados, experientes em cada uma das culturas produzidas e comercializadas.

Sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, são buscas constantes da empresa, mantendo a conservação do solo e da água e fazendo o manejo correto de resíduos.

Prezamos pela excelência em tudo que fazemos. Nos destacamos pelo rigoroso controle da produção e distribuição para garantir, sempre, o SABOR e QUALIDADE de nossos produtos.

Conheça os principais destaques da nossa produção e a linha completa de Produtos Rei da Itaueira.